segunda-feira, 9 de junho de 2008

Gestão com tecnologias e gestão para tecnologias


Parecem ser a mesma coisa, mas são ações distintas. Porém pode-se estabelecer relação entre as duas e percebê-las como ações complementares, pois ambas são necessárias para o desenvolvimento de qualquer organização, seja ela escolar ou não.
Fazer uma gestão com tecnologias visa a melhoria dos processos de trabalho em que pode-se aumentar o controle sobre dados e informações institucionais e, consequentemente, melhorar a pesquisa sobre esses entes. Também ganha-se em velocidade de processamento e na execução de tarefas. Há possibilidade de maior economia com gastos com materiais de consumo e insumos. Um exemplo simples de gestão com tecnologias a ser observado é a confecção e emissão de ofícios de uma escola. Há dez ou quinze anos atrás, quando alguns de nós ingressamos na Rede Municipal de Educação, na maioria das escolas, isso era feito com máquinas de datilografia, em que o datilógrafo usava como modelo os velhos ofícios ou tinha que guardar em sua memória os formatos, tendo ainda que realizar um controle de expediente feito totalmente de forma manual.
Hoje isso pode ser feito a partir de um modelo gravado em algum meio de armazenamento (disco rígido ou em mídias removíveis), num editor de texto e o expediente pode estar organizado em uma planilha eletrônica ou num banco de dados. Na confecção do ofício, antes da impressão, pode-se corrigir o texto usando recursos de correção ortográfica e de gramática do editor de texto, até usar o dicionário de sinônimos para encontrar termos mais adequados.
Quando nos referimos a gestão para tecnologias devemos ter em mente um conjunto de ações que garantam a presença e a usabilidade de recursos tecnológicos visando a melhoria do trabalho organizacional e de desenvolvimento de soluções institucionais. Para isso é preciso pensar em investimentos:
- na infra-estrutura: adaptação do(s) espaço(s) físico; criação, melhoria ou ampliação de redes elétricas e lógicas (para a comunicação);
- na aquisição de equipamentos adequados às necessidades do trabalho, levando-se em consideração custos e benefícios. Importante buscar a orientação de alguém com experiência com o tipo de tecnologia que se pretende implantar;
- na capacitação dos profissionais que trabalharão com a tecnologias;
- na manutenção de equipamentos, com a previsibilidade da necessidade de reparos, troca de peças e aquisição de materiais de insumo ao longo de determinado período.

Entre os itens acima é preciso entender que um não elimina o outro, nem mesmo subjuga os demais. São investimentos que precisam ocorrer de forma sincronizada e sistêmica para a eficiência do trabalho da organização.
Assim gerir com tecnologias exige uma gestão destas tecnologias o que pode ser feito a partir da previsão em um plano organizativo da instituição em relação a implantação de equipamentos e desenvolvimento do trabalho.
Luciano Abrão Hizim


EXTRAS
Essa semana, o NTE disponibiliza na coluna "Biblioteca", um guia de apoio para o Linux Educacional. Esse material traz alguns dos recursos do gerenciador do Linux Educacional.
Inauguramos uma nova coluna no nosso Blog, a "Espaço de divulgação". Ali, listaremos links trabalhos das escolas municipais da SME que estejam disponíveis na grande rede, como por exemplo: blogs, jornal eletrônico, webquest, entre outros. Se a sua escola tem algo que queira divulgá-lo, compartilhá-lo por aqui, encaminhe ao NTE, via e-mail, o endereço eletrônico e a descrição do trabalho.
Até a próxima postagem.

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