
Pessoas que têm acesso a Internet têm preferido esse meio a outros para se manterem informadas e formarem suas opiniões. Os meios de comunicação de massa no Brasil, como rádio, televisão, jornais e revistas, em sua maioria, se configuram como empresas privadas ou estatais. A questão do licenciamento de emissoras pelo Estado sempre causou controvérsias por beneficiar políticos em detrimento a movimentos sociais e organizações sindicais. Na Internet, ao contrário, não é exigido licencimento; espera-se apenas bom senso. Um blog, por exemplo, pode ser ligado a uma empresa ou pode ser construído por qualquer pessoa que deseje trabalhar com informações com um caráter independente.
No setor privado, as empresas de comunicação trabalham em busca do lucro e isso pode acarretar choque de interesses quanto a forma de tratar e levar as informações. Este choque muitas vezes está relacionado aos interesses dos clientes (anunciantes ou não) e não a interesses da coletividade. Para entender mais sobre esse processo acesse os Blogs dos Jornalistas Luis Nassif, em http://projetobr.com.br/web/blog/5 e http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=6310, que discute o Caso Veja e de Paulo Henrique Amorim, em http://www.paulohenriqueamorim.com.br, que denuncia a conformação do PIG - Partido da Imprensa Golpista.
Em relação ao setor estatal, no âmbito federal, o maior investimento no momento é na formação da TV Brasil que tem gerado muitas discussões. Alguns entendem que ela pode ser um meio de contrapor a visão do cidadão como consumidor de informação, outros temem que ela seja utilizada como um meio de propaganda oficial. Há ainda o temor em relação a chamada Lei de Imprensa, em discussão e elaboração pelo executivo e legislativo há algum tempo, sobre como irá se estabelecer o código de conduta para o setor de imprensa.
Um problema para pensarmos é o fato de que muitas pessoas tomam como verdade a notícia vinculada pela mídia, poucas procuram questionar a forma e o conteúdo das reportagens. Em relação a essa situação, perguntamos: qual é o papel da escola?
Deve ser o de trabalhar não apenas com as mídias para o acesso a informações, mas para uma leitura crítica quanto aos formatos e conteúdos das notícias vinculadas nos meios de comunicação de massa. Educar para as mídias significa contrapor um modelo de educação de currículo fechado para uma proposta de ensino-aprendizagem que prepare os sujeitos para uma leitura crítica dos meios de comunicação, construindo um projeto político pedagógico para a compreensão da realidade.
Postagem de: Luciano.
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